Thursday, April 11, 2013

Citação 14 - O Pagador de Promessas

11/4/13

Citação 14



Gostei muito de assistir O Pagador de Promessas não por causa do filme mesmo, mas mais pelo visto único que tive de também ter lido a peça. Achei algumas deferência fu dementais entre as duas formas principalmente nas personagens e no detalhe que cada um tinha. Quando li a peça eu pensava que Zé era mais ou menos humilde e bem temperado embora fosse um pouco ingênuo. Suas expressões de desespero e especialmente meus próprios preconceitos fizeram dela uma imagem de alguém simples e mansa. Mas no filme logo no inicio percebi que o cineasta tinha algo diferente em mente. Ele parecia mais assertivo e rude com a Rosa e também parecia mais disposto resistir o padre comparado com a peça.
A riqueza das imagens no filme com certeza me fiz entender a historia duma maneira diferente do que a peça. O padre em especial parecia maior em sua igreja do que dava para mostrar no palco. Todas estas diferencias faz um contraste muito interessante entre as duas versões. A grade variedade do filme e a mais íntima performance da peça destaca com a mesma história com as mesmas palavras pode transmitir uma idéia muito diferente.

Friday, April 5, 2013

Central Do Brasil - Citação 13

5/4/13

Citação 13

No filme Central do Brasil encontrei muitos símbolos que fizeram os temas do filme mais forte. Um destes símbolos por mim foi as nuvens. Além de fazer o filme mais bonito as nuvens refletem a atitude naquele momento na história. O exemplo disso que mais me chamou atenção foi numa das últimas cenas quando Dora está saindo da casa onde deixou Josué com seus irmãos. No começo da cena está escura mas mesmo assim as nuvens estão visíveis. Josué acorda e enquanto Dora pega o ônibus as nuvens ficam mais e mais brilhante. Achei isso muito simbólico da transformação da Dora. Esse crescimento até que chegue a brilhar representa muito bem essa mudança.

Outra coisa que percebei quando assisti o filme foi o relacionamento entre Dora e Josué. No início, eles tratam o outro como perturbação que por acaso acabam indo para o mesmo destino. Assim como as nuvens refletem o sentido da cena, o uso de plano próximo, especialmente com as personagens principais. Na cena quando Dora começa como plano médio enquanto ela está no banheiro pondo batom e sai para ver que o motorista saiu, termina com um plano muito próximo quando ela chora. Esse contraste serve para destacar seu sentimentos e transmite a idéia que talvez ela começasse um pouco desligada da situação do Josué mas quando ela passa por sua própia experiencia de perda, tão menor que seja, ela chega a simpatizar um pouco mais com ele.